Tec Moz Noticia 26/08/2016 07H05
O Windows 10 ganhou a sua primeira atualização desde o seu lançamento no ano passado, tanto que eu ensinei como atualizar o sistema aqui, lembra? Agora, vou mostrar umas dicas bem legais (que você talvez não conheça) do sistema operacional. Olha só!
Personalizar o Menu Iniciar
Sabia que dá para deixar o Menu Iniciar do jeito que você achar melhor? Ele tem vários blocos dinâmicos que podem ser redimensionados, ficando maiores ou menores, ou então podem ser desafixados, que significa que você não vai ver o aplicativo no menu. Para fazer tudo isso, é só clicar com o botão direito no aplicativo e selecionar uma opção.
Você ainda pode redimensionar o próprio Menu, deixando mais largo ou mais estreito. Nesse caso, coloque a setinha do mouse na borda do Menu até aparecer uma seta dupla e arraste a borda.
Personalizar todo os Windows
Gente, dá para mudar as cores e sons do Windows na área de “Personalização”. Olha só: tem como mudar a cor de contraste, deixar o sistema mais escuro, trocar as cores do Menu Iniciar e da barra de tarefas, a setinha do mouse, os sons das funções e muito mais.
É só escrever “Personalização” na barra de pesquisa e se divertir personalizando o seu Windows.
Criar mais de uma área de trabalho
Você também pode criar mais de uma área de trabalho quando está usando o computador. Para fazer isso, clique no botão “Visão de Tarefas” (essas três janelinhas que ficam do lado do campo de busca). Depois, clique em “Nova Área de Trabalho”, que fica no cantinho inferior da tela e pronto, você pode acessar outros programas e sites aqui, sem misturar com a outra área de tarefas.
O mais legal é que dá para arrastar um programa de uma tela para a outra, bem fácil!
Gravar a tela do computador
Você pode gravar a tela do seu computador para montar vídeos tutoriais ou mostrar o game que você está jogando para alguém. É só clicar na tecla WinKey (aquela com o símbolo do Windows)+G e marcar a opção “Sim, isso é um jogo”. Agora, vai abrir uma janela com várias opções, como tirar print e gravar.
Muito legal, não é mesmo? Mas olha, essa função não funciona em áreas do sistema como o desktop ou Windows Explorer, tá?
Mudar notificações do sistema
Tem como controlar o quê e quais notificações o Windows irá exibir. Abra o Menu Iniciar e clique em “Configurações”, depois em “Sistema” e “Notificações e Ações”. Aqui você pode escolher que tipos de notificações que irão aparecer, se elas podem ser exibidas na tela de bloqueio, quais aplicativos podem enviar notificações e muito mais.
Agendar reinicializações
Depois de uma atualização, é normal o computador ser reinicializado. Mas no Windows 10 dá para agendar esse processo. E é bem simples fazer isso: vá em “Windows Update” e clique em “Verificar se há atualizações”. Se tiver alguma atualização para ser feita, clique em “opções avançadas” e lá em “Escolha como as atualizações são instaladas”, mude de “Automático” para a opção “Avisar antes de agendar reinicialização”. Assim, da próxima vez que o sistema precisar reiniciar para instalar uma atualização, ele avisará e você poderá definir uma hora exata para isso.
Ativar o Modo Tablet
Se você tem um computador híbrido, ou seja, que se transforma em tablet, vai gostar muito desse recurso: o Windows 10 tem uma função que muda a tela de acordo com a forma que você usa o computador. Quando está usando como tablet, ele deixa elamaior e os ícones diferentes.
O mais legal é que dá para deixar o computador assim mesmo quando não está sendo usado como tablet. É só ir em “Sistema”, lá nas configurações, e ativar o “Modo Tablet”. Aqui ainda dá para fazer umas mudanças, como deixar de ocultar os ícones de aplicativos na barra de tarefa ou então configurar se quer que a função seja ativada assim que você ligar o Windows e, ainda, se vai iniciar direto no modo Desktop.
E aí, conhece mais alguma dica do Windows 10? Então me conta, use a #LuExplica nas redes sociais.
0 comentários:
Enviar um comentário